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28
SET
2020

Poderia o Treinamento Funcional melhorar o Seu Jiu-Jitsu?

Como toda atividade de alto rendimento, se faz necess√°rio o uso de uma prepara√ß√£o f√≠sica objetiva e espec√≠fica para pratica em competi√ß√Ķes. Com o avan√ßo de t√©cnicas de treinamento, a mais utilizada com sucesso √© o treinamento funcional.
A pr√°tica do Jiu-Jitsu √© uma atividade que requer a utiliza√ß√£o de uma boa capacidade cardiovascular, for√ßa isom√©trica e for√ßa explosiva, resist√™ncia muscular localizada, velocidade de rea√ß√£o e deslocamento, no√ß√£o de espa√ßo e dist√Ęncia, alongamento e flexibilidade. No Jiu-Jitsu esportivo de alto rendimento √© de fundamental import√Ęncia o treinamento e aperfei√ßoamento das val√™ncias f√≠sicas. Nos dias atuais o condicionamento f√≠sico vem se tornando cada vez mais importante, tornando-se fator determinante para se alcan√ßar o triunfo nos esportes que exigem das aptid√Ķes f√≠sicas, em alguns casos superando o talento. Desta forma in√ļmeros atletas, t√©cnicos e preparadores enfatizam cada vez mais a import√Ęncia da prepara√ß√£o f√≠sica.
A recupera√ß√£o f√≠sica entre uma luta e a outra √© de fundamental import√Ęncia, logo quanto melhor condicionando o atleta estiver, mais r√°pida √© a recupera√ß√£o para a pr√≥xima luta. Existirem tr√™s capacidades motoras de condicionamento que formam o trip√© de sustenta√ß√£o do processo de treinamento do Jiu-Jitsu: a for√ßa, a velocidade e a resist√™ncia, sendo a flexibilidade utilizada mais como coadjuvante e preventiva numa fase b√°sica de treinamento. Essas tr√™s capacidades motoras existem em suas formas puras e complexas, por√©m algumas capacidades motoras de condicionamento devem ser priorizadas durante o processo de treinamento: a velocidade de a√ß√£o e a pot√™ncia usada na fase din√Ęmica das lutas em p√© e no solo, a for√ßa est√°tica aplicada durante as imobiliza√ß√Ķes, a for√ßa m√°xima para sair de posi√ß√Ķes praticamente encaixadas, a resist√™ncia de for√ßa r√°pida e for√ßa intermitente, necess√°ria aos sucessivos esfor√ßos intervalados durante os v√°rios minutos de luta.

O treinamento físico pode ser entendido como o conjunto de meios utilizados para o desenvolvimento das qualidades técnicas, físicas e psicológicas de um atleta ou de uma equipe, tendo como objetivo final obter o melhor desempenho na fase certa. O treinamento funcional vem do principio de treinar o atleta para a situação da luta, ou seja, treinar a especificidade do esporte, treinar o que e realmente necessário para o atleta na hora da luta. Capacidade funcional é a capacidade de realizar as atividades normais da vida diária com eficiência, autonomia e independência.
Um atleta de Jiu-jitsu necessita de uma for√ßa isom√©trica, pois √© uma luta em que consiste em dominar e dificultar a movimenta√ß√£o do advers√°rio. O treinamento funcional entra justamente em aprimorar o ganho de for√ßa e de resist√™ncia muscular em agrupamentos musculares de fundamental import√Ęncia para a luta, membros superiores e inferiores e o fortalecimento da regi√£o do core. O Core tem como objetivo de estabilidade, manter uma base s√≥lida, e de transfer√™ncia de energia a partir do centro do corpo para os membros. √Č de fundamental import√Ęncia treinar a for√ßa e resist√™ncia muscular, a flexibilidade e alongamento dessa regi√£o. Com o treinamento funcional √© poss√≠vel trabalhar a especificidade da luta, exerc√≠cios f√≠sicos que visam reproduzir o movimento na hora da luta. Os benef√≠cios com o treinamento funcional em um atleta de Jiu-Jitsu √© o ganho de for√ßa explosiva e isom√©trica, o fortalecimento das articula√ß√Ķes do corpo evitando les√Ķes, ganho de equil√≠brio e de mobilidade, coordena√ß√£o motora, aumento da capacidade respirat√≥ria devido o fortalecimento do core.
Para se obter os resultados esperados, atletas de Jiu-Jitsu de alto rendimento, se faz necessário a utilização da preparação física, e mostrar o benefícios da utilização do treinamento funcional dentro da preparação física.
A preparação física visa aperfeiçoar as valências físicas para cada esporte. Nos dias atuais a preparação física vem se tornando um fator determinante para o sucesso do atleta, em alguns casos sendo até mais importante do que o talento natural do atleta.
Durante a luta, as características fisiológicas sofridas no corpo, são intermitentes, devido ao tempo de luta, são executados uma série de esforços supra-máximos intercalados por momentos de recuperação. Ou seja, durante o tempo de luta o atleta realiza estímulos de força, força explosiva, força isométrica, velocidade de deslocamento por exemplo, e entre esses estímulos e
natural que haja os momentos de recuperação ativa, são atividades de baixa intensidade ou de repouso durante a luta.
A prepara√ß√£o f√≠sica de um atleta de Jiu-Jitsu deve focar o aperfei√ßoamentos das val√™ncias f√≠sicas, se faz necess√°rio o treinamento de for√ßa de contra√ß√£o isom√©tricas, o treinamento da for√ßa explosiva, treinar a capacidade de velocidade e de for√ßa com os estoques de energia inerentes ao m√ļsculo utilizado, sem depender do suprimento energ√©tico do sangue ou do oxig√™nio, a pot√™ncia e a capacidade aer√≥bia, a velocidade motora e a flexibilidade.
O treinamento funcional visa o aperfei√ßoamento das regi√Ķes do corpo que s√£o necess√°rias para a realiza√ß√£o de alguma atividade, ou seja, entra no momento da prepara√ß√£o especifica do atleta. O treinamento do atleta deve usar ferramentas e princ√≠pios espec√≠ficos para a situa√ß√£o de competi√ß√£o. O Jiu-Jitsu por ser uma luta que acontece em v√°rios planos e situa√ß√Ķes que nunca se repetem, e fundamental que se treine movimentos espec√≠ficos da luta, executar na prepara√ß√£o f√≠sica a repeti√ß√£o de movimentos com ou sem o uso de carga para aperfei√ßoar o movimento, obter o ganho de velocidade ou for√ßa ou resist√™ncia.
Outro principio para se utilizar as t√©cnicas do treinamento funcional, √© a utiliza√ß√£o da propriocep√ß√£o, que √© a capacidade que o corpo tem para se manter est√°vel, quanto mais inst√°vel e a situa√ß√£o em que o indiv√≠duo se encontra para a execu√ß√£o do movimento, maior √© a a√ß√£o do corpo para manter o indiv√≠duo est√°vel. Nesses casos de treinamento em superf√≠cies inst√°veis (areia, pranchas de instabilidades, bolas, etc.) o atleta precisar√° utilizar uma grande quantidade de m√ļsculos para manter o corpo est√°vel. O atleta estar√° trabalhando uma s√©rie de m√ļsculos necess√°rios para a pr√°tica da luta, logo otimizando o treinamento e aumentando a resist√™ncia muscular, quando se trabalha com a propriocep√ß√£o, a quantidade de fibras musculares utilizadas e maior.
A flexibilidade √© outra val√™ncia em que se pode trabalhar com o treinamento funcional, atrav√©s de exerc√≠cios e atividades espec√≠ficas, ajudando tamb√©m na preven√ß√£o de les√Ķes. O ganho de coordena√ß√£o motora e consci√™ncia corporal devido aos exerc√≠cios compostos do treinamento funcional, ajuda tamb√©m na preven√ß√£o de les√Ķes e em uma melhor performance na hora da luta. Outro fato muito importante para a utiliza√ß√£o do treinamento funcional e o core. O Core √© a regi√£o central do corpo, formados pelos m√ļsculos que servem de sustenta√ß√£o do corpo e tamb√©m movimentos de for√ßa. O core √© formado pelos m√ļsculos abdominais, lombares, dos quadris, e da coxa. O fortalecimento dessa regi√£o e primordial, pois na maioria dos movimentos executados durante a luta, a utiliza√ß√£o desses agrupamentos musculares e de fundamental import√Ęncia, para o ganho de for√ßa, flexibilidade, e preven√ß√£o de les√Ķes.
Com o crescimento do Jiu-Jitsu esportivo, os atletas fazem cada vez mais uso da prepara√ß√£o f√≠sica, para a obten√ß√£o de resultados, e na maioria das vezes fazendo o uso da qualidade f√≠sica para vencer a t√©cnica. E com o crescimento do uso da prepara√ß√£o f√≠sica pelos atletas e de fundamental import√Ęncia especificar o treinamento f√≠sico para as circunst√Ęncias reais de luta, treinar o que for realmente necess√°rio para um √≥timo desempenho de alcan√ßar os resultados esperados. Vimos que os benef√≠cios proporcionados pelo treinamento funcional s√£o o aumento da for√ßa isom√©trica e explosiva, o ganho da capacidade anaer√≥bia, o aumento da capacidade de se manter est√°vel (equil√≠brio), flexibilidade, preven√ß√£o de les√Ķes e fortalecimento das articula√ß√Ķes e a melhora da coordena√ß√£o motora e consci√™ncia corporal.
Com o treinamento especifico √© de fundamental import√Ęncia buscar esta especificidade ao adaptar os exerc√≠cios f√≠sicos, com a movimenta√ß√£o especifica da luta em si, fazendo com que a prepara√ß√£o se torne mais pr√≥xima da realidade da luta. Com a profissionaliza√ß√£o cada vez maior de atletas da luta, o treinamento funcional serve como um diferencial, devido a grande quantidade de benef√≠cios e grande varia√ß√£o de treinamentos e m√©todos oferecidos ao atleta para a busca de melhores resultados.
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